quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Como Montar um Orçamento Doméstico

Por que algumas pessoas não gostam ou não conseguem montar um orçamento doméstico/familiar? E como fazer isso de uma forma mais prazerosa?

A primeira pergunta desse post tem algumas respostas, vou citar duas:

  1. Não conhecer a estrutura de um orçamento e achar que é muito difícil montar um;
  2. Estar em uma situação de endividamento e não querer "encarar o problema de frente";
Neste texto irei tratar da primeira resposta, mas para auxiliar quem se encontra no terceiro item, recomendo a leitura do texto Como Sair das Dívidas.

O que devo ter em meu Orçamento? Dois itens e um complemento:
  1. Rendas (fixas, variáveis, do cônjuge, vindas de aluguel, bônus, 13º salário etc)
  2. Despesas (fixos e variáveis)
Complemento:
  1. Lista de Objetivos (recomento a leitura do texto Atingindo a Independência Financeira - Objetivos para montar a lista)

Rendas

"São os recursos que a pessoa ou família recebe mensalmente ou anualmente para pagar suas contas."

Elas podem ser um pouco mais previsíveis no caso de empregados CLT e funcionários públicos e menos previsíveis no caso de autônomos e empresários.


Despesas

"São os gastos necessários para a pessoa ou família viver com ou sem luxos. Eles podem ser divididos em categorias, tais como: Moradia, Transporte, Saúde, Lazer, Educação, Alimentação etc e podem ser mensais, anuais e esporádicos."

Diferente da Renda, as Despesas deveriam ser mais previsíveis, pois anualmente os gastos tendem a se repetir e em determinadas datas/meses. Exemplos: todo começo de ano tem IPVA e/ou IPTU para pagar, todos os meses temos gastos com alimentação.

O Excel tem sido a principal ferramenta usada para montar e acompanhar os orçamentos, mas hoje existem aplicativos para celular que tem a mesma utilidade com algumas funções extras, como: avisar sobre vencimento de contas, montar gráficos de forma automática, fazer análises sobre evolução dos gastos etc. Lucas, não posso usar só um caderno para montar meu orçamento? Claro! Use a forma que você se sentir mais confortável para montar seu orçamento, o importante é fazer, não importa como!

Legal Lucas, acho que entendi como estruturar um orçamento, mas como tornar isso prazeroso?

Escrevi acima sobre listar objetivos, certo? Os objetivos nada mais são que os sonhos transformados em metas, com prazo para acontecer e valor. E se para realizar o seu maior sonho você precisasse se organizar, você faria isso? Recomendo que antes de listar rendas e despesas, você e sua família listem seus sonhos, para depois transformá-los em objetivos e usá-los como sua maior motivação.

O prazer de atingir um sonho é indescritível, com disciplina você(s) certamente saberá(ão) o que é esse sentimento.

Boas contas!

Nenhum comentário: