segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O que é o Tesouro Direto? - Tipos de Títulos

No texto anterior expliquei o que é o Tesouro Direto (TD), hoje escrevo sobre os 5 tipos de títulos existentes para compra, suas vantagens e desvantagens.

Na data de hoje, esses eram os títulos negociados no TD:












Parece bem confuso não? Mas vou explicar cada título.

As NTN-B "simples" são títulos cuja rentabilidade está vinculada ao IPCA (índice de inflação oficial do governo) mais uma taxa de juros definida no momento da compra.

Características: Parte dos juros desse título são pré fixados e parte pós fixados. Quem investiu nesse título receberá em sua conta (da corretora) semestralmente os juros referentes ao período.
Vantagens: Por acompanharem o IPCA, as NTN-Bs protegem o investidor contra a inflação (mantem o poder de compra), a rentabilidade desses títulos, após o desconto do Imposto de Renda, é real. Para quem precisa de uma renda constante, esse é uma opção que atende essa necessidade.
Desvantagens: Caso a taxa Selic (taxa básica da economia) suba constantemente no período investido, quem comprou NTN-Bs pode ver a rentabilidade das mesmas cair, pois o aumento da Selic é uma das formas do Governo controlar altas da inflação. O Imposto de Renda incide sobre cada um dos pagamentos semestrais dos juros, ou seja, nos dois primeiros anos o investidor sofrerá uma tributação maior.

As NTN-B Principais possuem as mesmas características que a "simples", a diferença entre elas é que a NTN-B Principal paga os juros somente no vencimento acrescido do principal..

Características: Parte dos juros desse título são pré fixados e parte pós fixados. Quem investiu nesse título receberá em sua conta somente no vencimento os juros referentes ao período mais o valor principal investido.
Vantagens: Por acompanharem o IPCA, as NTN-Bs protegem o investidor contra a inflação (mantem o poder de compra), a rentabilidade desses títulos, após o desconto do Imposto de Renda, é real. Por pagar os juros somente no vencimento, este título se beneficia do efeito dos juros compostos (juros sobre jurros).
Desvantagens: Caso a taxa Selic suba constantemente no período investido, quem comprou NTN-Bs pode ver a rentabilidade das mesmas cair, pois o aumento da Selic é uma das formas do Governo controlar altas da inflação.

As LTN são títulos cuja rentabilidade é definida no momento da compra.

Características: Os juros desse título são pré fixados. Quem investiu nesse título receberá no vencimento R$1.000,00 brutos (ainda sem o desconto do Imposto de Renda e taxas).
Vantagens: É um título interessante para quem tem um objetivo com data e valor específicos, pois sabe exatamente quanto vai receber no vencimento do mesmo. No momento do investimento, as taxas da LTN tendem a ser maiores que a Selic.
Desvantagens: Por ser um investimento pré fixado, quem investe em LTN fica "engessado". Caso a taxa Selic ou a inflação subam, quem comprou uma LTN perde oportunidades de rentabilizar melhor seu investimento. Não perde-se dinheiro, mas deixa-se de ganhar.
Obs:  A situação contrária também é verdadeira. Caso a Selic ou a inflação caiam, quem investiu nesse título ganhará mais do quem investiu em títulos atrelados a esses indicadores.

As NTN-F são títulos cuja rentabilidade é definida no momento da compra.

Características: Os juros desse título são pré fixados. Quem investiu nesse título receberá em sua conta (da corretora) semestralmente os juros referentes ao período.
Vantagens: É um título interessante para quem tem como objetivo obter uma renda certa e constante semestralmente, pois sabe exatamente quanto vai receber. No momento do investimento, as taxas da NTN-F tendem a ser maiores que a Selic.
Desvantagens: Assim como na LTN, quem investe em NTN-F fica "engessado". Caso a taxa Selic ou a inflação subam, quem investiu nesse título perde oportunidades de rentabilizar melhor seu investimento. Não perde-se dinheiro, mas deixa-se de ganhar. O Imposto de Renda incide sobre cada um dos pagamentos semestrais dos juros, ou seja, nos dois primeiros anos o investidor sofrerá uma tributação maior.

As LFT são títulos cuja rentabilidade está vinculada à Selic.

Características: Os juros desse título são totalmente pós fixados, o investidor só sabe quanto irá resgatar com o passar do tempo. Quem investiu nesse título receberá em sua conta somente no vencimento os juros referentes ao período mais o valor principal investido.
Vantagens: Por acompanharem a Selic, as LFT protegem o investidor em caso de desequilíbrio da economia, pois se o Copom (Comitê de Política Monetária) aumentar a Selic a rentabilidade do título também aumenta e o contrário também pode ocorrer.
Desvantagens: Em cenários de Selic mais baixa, além do investidor ganhar menos, ele ainda corre o risco da inflação crescer e o poder de compra de quem investiu nesse título não ficaria protegido. O rendimento final é incerto, não se consegue prever.

Espero que este texto tenha ajudado vocês a entenderem melhor essa "sopa de letrinhas" que são os títulos do Tesouro Direto.

O que achou do texto? Comente e compartilhe!

Abraços

Nenhum comentário: