quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O que são Debentures?

No texto Para que serve a poupança? eu escrevo sobre dois investimentos de renda fixa que superam a poupança no que diz respeito a rentabilidade, um deles é a debenture.

Debentures são títulos de dívidas de empresas privadas, os investidores emprestam dinheiro para essas empresas que devolvem esses recursos após um período definido acrescido de juros.

**Quando emprestamos dinheiro para os bancos eles emitem um CDB. Quando esse empréstimo é para o governo, compramos títulos no Tesouro Direto e quando o empréstimo é para uma empresa, ela emite uma Debenture**

Não entendi muito bem Lucas, me explica melhor? Claro, vamos lá, imagine que uma empresa de grande porte deseja pegar um empréstimo para financiar um projeto que lhe trará muitos benefícios. Ela consulta alguns bancos e descobre que a taxa de juros mínima que ela pagará é de 20% ao ano, o que essa empresa resolve fazer? Emitir algumas debentures e vendê-las no mercado financeiro pagando uma taxa de 12% ao ano para quem comprar, ou seja, paga menos para os investidores do que pagaria para o banco e capta os mesmo recursos que precisa para o projeto.

Diferente da poupança, as debentures não possuem garantia do FGC, a garantia que o investidor possui é a saúde financeira da empresa. Para facilitar a análise de quais empresas possuem melhor saúde foram criados os "ratings" ou classificação de crédito. Por possuírem maior risco, as debentures normalmente pagam juros maiores que os da poupança e títulos públicos.

Nesse tipo de investimento temos a cobrança do Imposto de Renda (IR) no momento do resgate, respeitando a tabela regressiva que vai de 22,5% para investimentos com prazo menor que 180 dias até 15% para investimentos com mais de 720 dias. Em 2011 foi criada a Lei 12.431/11 , ela determina que debentures emitidas com a finalidade de captar recursos para investir em projetos de infraestrutura estão isentas de IR.

Como investir em debentures? É necessário ter o cadastro em uma corretora de valores e investir através dela.

Qual a liquidez? As debentures tem data de vencimento e a liquidez antes dessa data é baixíssima. Mesmo que consiga vender o papel antes o investidor corre o risco de ter de volta menos do que investiu, já que a taxa acordada no momento da compra é válida somente para o vencimento.

Qual a rentabilidade média de uma debenture? Depende muito do "rating" da empresa, mas normalmente as taxas são compostas por uma porcentagem fixa que tem variado entre 4 e 7% ao ano mais o IPCA que é o índice de inflação oficial do governo. Ainda podemos ter taxas compostas por uma parte fixa mais o CDI.

Abraços

Nenhum comentário: