sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Poupar, Gastar e Viver

Quando você ouve falar sobre Planejamento Financeiro Pessoal (PFP), qual a primeira coisa que vem à sua cabeça? Se respondeu "cortar gastos" eu gostaria de ampliar sua visão com o texto abaixo.

1 - Pessoa de 30 anos, ganha bem, mora sozinho e se preocupa demais com sua aposentadoria. Guarda 50% do que ganha e quase não sai, tem poucos momentos de lazer, mas tudo bem, quando se aposentar vai aproveitar a vida.

2 - Pessoa de 30 anos, ganha bem, mora sozinho e não se preocupa com seu futuro. Não guarda nenhum centavo de seu salário, mas aproveita a vida como poucos. Tem muitos amigos e conhece lugares novos todos os anos. Quando se aposentar vai contar com a ajuda de amigos e parentes para pagar suas contas.

Na sua opinião, qual dos dois exemplos está certo?

Eu diria que os dois tem pontos positivos e pontos negativos, mas ambos tem uma falha: Desequilíbrio.

Quando fazemos um PFP devemos nos preocupar com tudo, desde separar recursos para investir, pagar as contas básicas e para os momentos de lazer. O segredo para a felicidade é o equilíbrio. Viver o hoje com qualidade e se preocupar sim com o futuro, mas sem exageros para nenhum lado. Não adianta chegar à aposentadoria com muitos recursos se não tiver com quem dividir e aproveitar essa fase, assim como não adianta também chegar à aposentadoria sem recursos e contar com pessoas que podem te ajudar, mas que não tem essa obrigação e podem te deixar a ver navios quando você mais precisar.

Pode parecer um pouco complicado chegar nesse equilíbrio, mas existem alguns passos que você pode seguir:

  1. Ter gastos básicos alguns degraus abaixo de seu salário;
  2. Parte do que sobrar você deve investir para atingir seus objetivos;
  3. Se você seguiu os 2 passos acima ainda terá uma sobra para gastar com coisas que aumentem sua felicidade. Você pode chamar de hobby, de sapatos, de games etc não importa como você chame, o importante é se sentir bem! 

Termino este texto com um fórmula de autoria de meus amigos da FP4Y:

C + V + P = QV (Consumir + Viver + Poupar = Qualidade de Vida)

Pensem nisso.

2 comentários:

Henri Coelho disse...

Lucas, parabéns pelo blog e por este texto em particular. Muito bem escrito.
Abraços,
Henri

Lucas Madaleno disse...

Henri muito obrigado pelo comentário e pelo elogio, espero manter o mesmo nível nos próximos textos.

Abraços.