terça-feira, 17 de setembro de 2013

Atingindo a Independência Financeira - Entendendo seu perfil de investidor

Para cada Objetivo listado anteriormente pode existir um ou mais tipos de investimentos para atingi-los. Não existe melhor ou pior investimento, existe o investimento mais adequado que vai depender de alguns fatores, entre eles:
  • Sua idade atual;
  • Prazo para atingir o objetivo;
  • Estado civil e/ou se possui filhos;
  • Apetite para riscos.
Um exemplo de investimento inadequado é uma pessoa de 80 anos que pretende comprar uma casa nos próximos 6 meses e que investe todo seu patrimônio em uma ação específica. Ela concentra todo o risco dela em uma empresa, não há diversificação entre setores diferentes. O investimento em ações pode variar muito em 6 meses, pode ser que essa pessoa tenha menos do que precisa para comprar a casa, como pode acontecer que ela tenha mais do que precisa também, mas o risco é muito alto e essa pessoa pode não ter o tempo necessário para esperar o investimento voltar ao valor ideal para a compra da casa.

Se usarmos o mesmo exemplo acima, mas mudarmos a idade da pessoa para 20 anos e sem prazo definido para a compra da casa o cenário muda totalmente. Essa pessoa estará muito mais disposta a investir em algo que possa dar maiores retornos como ações.

O que aconteceria se seus investimentos desvalorizassem 10% em um mês? Você teria sangue frio para esperar uma possível valorização deles? Você teria tempo para esperar essa valorização? É importante entendermos como nossas emoções influenciam nossos investimentos e as tomadas de decisão com relação a eles.

Como os filhos influenciam nossos investimentos? Um adulto de 25 anos sem filhos ou dependentes tem maior probabilidade de investir buscando maiores retornos e aceitando maiores riscos como consequência, já alguém da mesma idade, mas com filhos, tende a ser mais conservador, pois uma perda em seus investimentos pode significar perdas no padrão de vida de sua família caso o investimento seja parte da renda familiar.

A parte prática desse post fica por conta das dicas a seguir:
  • Quanto menor o prazo para o objetivo ser atingido, menor deverá ser a exposição a investimentos com alta variação de valor como ações, fundos multimercado, de inflação e de câmbio;
  • Se o prazo for menor que 6 meses, dê preferência para investimentos isentos de Imposto de Renda;
  • Caso os objetivos tenham prazos semelhantes para serem atingidos, utilize o mesmo investimento, isso facilitará seu acompanhamento;
  • Não se esqueça de formar antes de mais nada uma reserva de emergência como foi citado no post anterior;
Abraços

Nenhum comentário: