segunda-feira, 24 de março de 2014

Títulos de Capitalização como Garantia de Aluguel

No texto Títulos de Capitalização falo sobre este produto tão popular nas agências bancárias. Foquei em escrever sobre algumas desvantagens e uma vantagem, porém, neste novo texto venho apresentar uma outra utilidade para este produto, servir como garantia para quem aluga um imóvel.

Quando uma pessoa aluga um imóvel, é necessário que ela dê garantias ao dono do imóvel que ela consegue pagar o aluguel. As garantias mais comuns são:

  • Indicar um ou mais fiadores. Corre-se o risco do locatário não pagar o aluguel e o fiador ser chamado a honrar com o pagamento. Essa opção não tem custo, mas quem for chamado a pagar o aluguel poderá cortar relações com o locatário (quem alugou o imóvel). 
  • Contratar um seguro fiança (seguro contratado que pode ser acionado caso quem alugou não honre com o pagamento). O risco de perder uma relação pessoal não existe nessa opção, porém o seguro fiança ainda é muito caro no Brasil e às vezes fica inviável financeiramente pagar o preço do aluguel mais o seguro.


Uma terceira forma vem ganhando importância e tem suas vantagens, que é o de usar um título de capitalização. Algumas seguradoras criaram um produto em que o locatário deposita o valor de alguns meses de aluguel em um desses títulos e essa será a garantia.

O número de meses que será depositado é definido pelo locador e locatário em comum acordo. Ao final do contrato o locatário recebe de volta o valor depositado (no seguro fiança o dinheiro não volta) e ainda concorre a alguns sorteios durante o prazo do aluguel (a chance é mínima de ganhar, mas existe). Nessa opção o risco de perder uma relação pessoal também não existe.

Uma desvantagem é que como o depósito deverá ser feito de uma vez, quem aluga o imóvel pode não ter condições de depositar esse valor.

Para quem vai alugar um imóvel ou ceder seu imóvel para locação, essa é mais uma opção a ser considerada.

Abraços

Nenhum comentário: