sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Consórcios

Olá leitores, tudo bem?


Hoje pretendo escrever sobre um produto que todos já devem ter ouvido falar, mas talvez poucos saibam como funcione.


Consórcio - É um sistema de compra parcelada e programada de um bem, onde um grupo de participantes organizados por uma empresa administradora rateiam o valor do bem desejado pelo número de meses de parcelamento desse bem. Ex: Um grupo de 12 amigos quer comprar uma TV que custa 1200 reais, mas eles só tem uma sobra mensal de 105 por mês, então resolvem juntar os 105 reais de cada um e dar a um 13º amigo administrar e comprar uma TV por mês para cada um do grupo, sorteando em cada mês quem ganhará a TV, os 5 reais que o 13º amigo recebeu a mais de cada um fica para ele afim de remunerar os serviços que ele prestou de comprar a TV e sorteá-la.


Quais os custos de um consórcio? Parcela do bem, seguro, fundo de reserva (para eventualidades) e taxa de administração (para remunerar quem compra os bens e os sorteia, além de administrar os recursos).


Vantagens:

  • Não são cobrados juros diretamente pelo bem, como cada um contribui com uma parte do bem que desejam adquirir você só paga a taxa de administração (que acaba funcionando como juros, mas bem mais baixos que os de um financiamento)
  • Boa opção para quem não tem disciplina para guardar dinheiro, pois os juros variam entre 2% ao ano em consórcios imobiliários até 4% ao ano em consórcios de veículos.

Desvantagem:

  • As pessoas do grupo não possuem recursos suficientes para comprar o bem desejado, e contribuem com uma parcela mensal, então você pode ser o primeiro a ser sorteado como pode ser o último e ver todos do grupo retirando o bem antes que você.

Como resolver o problema citado acima? Há nos consórcios além dos sorteios mensais a possibilidade de se dar um lance e retirar o bem. O lance é um valor que é ofertado em assembléia e, se for o mais alto, o cliente não precisa esperar ser sorteado, ele é contemplado e ganha a carta de crédito com o valor do consórcio comprado.

Mas se você se acha muito azarado para ser sorteado e ainda não tem recursos suficientes para dar um bom lance, talvez seja melhor continuar poupando e comprar o bem à vista, pois mesmo que os juros de consórcio sejam baixos ainda assim são juros que você está pagando para alguém administrar o seu dinheiro.


Pensem nisso

Nenhum comentário: