terça-feira, 11 de maio de 2010

Títulos de Capitalização

Olá leitores, tudo bem?


Hoje quero um falar um pouco sobre esse produto tão oferecido pelos bancos, e muitas vezes taxado como mocinho ou vilão, dependendo de com quem estamos falando.

Para começar o assunto, Títulos de Capitalização não são investimentos!!!

Embora os gerentes das instituições financeiras nos vendam esse produto como sendo uma alternativa de investimento, esse tipo de produto não é nem de longe um investimento, não rende juros e, no máximo, paga o mesmo valor que você pagou ao banco por um período.


Mas então, o que são títulos de capitalização?


São produtos nos quais o cliente tem descontado de sua conta um valor fixo mensal ou faz um pagamento único no início e que tem como maior atrativo o sorteio de prêmios semanalmente e/ou mensalmente, ou seja, é um gasto com loteria, com um único diferencial: Após o período do título que varia entre 36 e 60 meses o cliente pode retirar o valor depositado e só!!! Nada de correções, somente o valor depositado.


Então por que os gerentes de banco nos falam que o valor aplicado no período retorna corrigido ao final do título? (Não vou atacar aos bancos e dizer que é para vender mais fácil esse produto tão rentável a eles)

O valor até retorna integral, mas você já se perguntou de onde "surge" o dinheiro para pagar os prêmios dos sorteios semanais e/ou mensais? Dos seus pagamentos!!!! A cada pagamento que o cliente faz, uma parte vai para ser atualizada e outra parte vai para pagar os prêmios e taxas de administração, e no início do período dos títulos a fatia que vai para os prêmios chega a 95%, ou seja, somente 5% do que você pagou vai para ser atualizado e devolvido a você após alguns meses. Mas esses valores vão mudando ao longo do tempo até chegar a 100% somente no último pagamento realizado.

Mas títulos de capitalização não são o mal do mundo, podem ser uma alternativa interessante para quem todo semana faz uma "fezinha" nas loterias federais, já que a pessoa concorre a sorteios e pelo menos não perde todo o dinheiro se não for sorteado, o que convenhamos é melhor que perder tudo na loteria. Mas tem que escolher, ou título de capitalização ou loteria!!!

E ainda enxergo outro benefício nesses títulos. Como são valores descontados diretamente da conta, são uma alternativa para quem não consegue guardar dinheiro de jeito nenhum, e como a cada parcela uma parte vai para os prêmios e a outra vai para você, somente ao final dos meses de duração do título terá todo o dinheiro depositado, o que força a pessoa a ficar por um tempo com o título, uma poupança forçada. Depois, com o valor acumulado, pode-se ir atrás de investimentos de verdade, mais rentáveis.


Pensem nisso

4 comentários:

Unknown disse...

Gostei da ponderação Lucas, sempre importante! Um abraço!

Thais disse...

Ah, meu Deus, agora lembrei de vc, olha q doido... já tinha passado por aqui!! E o pior, já tinha até respondido comment seu e seu blog tá nos meus feeds!!!! Hahaaha dificil ligar o nome à pessoa, mas agora já sei quem vc é! Adicionei vc no Twitter tb!!! Bjsssss

Lucas Madaleno disse...

Mas e o texto, oq achou? Não defendo os títulos mas considero uma alternativa a mais para quem não consegue poupar, não é a melhor, mas meu papel é apresentar todas as alternativas.

Eu vi a resposta no blog, é verdade....vou te adicionar

Bjs

Annabel disse...

Lucas

PARABENS pelo texto! Adorei!
Concordo com você que a capitalização é uma das opções para guardar dinheiro, mas acho que uma sugestão para o próximo texto é a poupança programada, onde se guardar dinheiro e ainda tem uma rentabilização.

Bjs