sexta-feira, 9 de abril de 2010

Custos Embutidos

Olá leitores,
Hoje vou escrever sobre algo que me deixou abismado em como nunca havia pensado nesse assunto e diria até um pouco "revoltado".
Esses dias fui fazer um acompanhamento das finanças de um amigo, e vi uma fatura dele de cartão de crédito dessas lojas de roupa populares.
Vocês devem saber que essas lojas propõe que as pessoas façam o cartão de crédito com o intuito somente de parcelar as compras e dizem não cobrar anuidade sobre esses cartões, realmente, vendo a fatura de cartão de crédito desse meu amigo e algumas anteriores, não vi nenhuma cobrança de anuidade, porém eu vi a cobrança de duas tarifas fixas: uma tarifa de manutenção e uma proteção contra perda e roubo, a primeira de R$1,50 e a segunda de R$1,60, totalizando R$3,10.
Analisando a atual fatura dele, eu observei que o valor que ele tem a pagar sem essas tarifas é de R$43,00, ou seja, essas tarifas representam um gasto de R$3,10 ou 7,21% a mais somente nesse mês.


Observando as próximas faturas que virão, pois o cartão já lista as parcelas a vencer nessa fatura, temos a seguinte situação:


Vencimento da Fatura 13/05/10 - valor: R$43,00 - tarifas: R$3,10 - 7,21% do valor total
Vencimento da Fatura 13/06/10 - valor: R$31,30 - tarifas: R$3,10 - 9,90% do valor total
Vencimento da Fatura 13/07/10 - valor: R$16,96 - tarifas: R$3,10 - 18,28% do valor total
Vencimento da Fatura 13/08/10 - valor: R$16,96 - tarifas: R$3,10 - 18,28% do valor total


Ou seja, realmente os cartões de loja não cobram anuidade, ao invés disso cobram tarifas que chegam a representar, nesse caso, 18,28% de juros em um mês, e eu particularmente, nunca vi nenhum cartão de crédito cobrar um valor tão alto de juros ao mês. E essa situação pode ser ainda pior.
Ligando no Serviço de Atendimento ao Cliente dessa empresa, descobrimos que essas tarifas são cobradas independente do valor que é gasto, então se eu parcelar um valor de R$5,00 em 5 vezes que é o limite de parcelas, eu terei uma parcela de R$1,00 (que a atendente disse ser possível) + R$3,10 de tarifas, eu estaria pagando juros de 310% por parcela!
Existem muitos custos embutidos nas operações e se o consumidor não estiver atento vai pagar caro. Não estou dizendo que vocês leitores não devem fazer esses cartões, ou não devem comprar algo que realmente precisam, mas que esses custos devem entrar na conta de vocês e ver se vale a pena pagar juros tão altos ao invés de juntar dinheiro e comprar à vista.


Pensem nisso.

2 comentários:

Thiago Conti disse...

Lu, adorei a idéia do blog. Bom pra você e pra quem lê, e de um assunto, que literalmente, mexe com o bolso das pessoas, a parte mais delicada do corpo....rs

Boa Sorte

Abraço, Thiago Conti

Lucas Madaleno disse...

Valeu Thi,

Estou pensando em novos temas que mexam com essa parte das pessoas mesmo rs

Obrigado pela força
Abraço
Lucas